

Há bem pouco tempo atrás, mesmo quando os avanços tecnológicos engatinhavam em maquinário
pesado e em softwares e aplicativos simples, a tecnologia representava uma ameaça para os colaboradores e até para alguns negócios. Hoje, este cenário mudou bastante. A tecnologia hoje é vista e utilizada como uma ferramenta extremamente poderosa na busca por boa comunicação, agilidade, precisão, facilidade e, principalmente, segurança, tanto por empresas quanto por funcionários.
Com a presença dos smartphones, computadores móveis e das plataformas e aplicativos de comunicação, muitas funções podem ser exercidas de forma remota e mais confortável para o colaborador. Graças à automatização assertiva, o colaborador pode exercer suas funções, muitas vezes de risco, com muito mais segurança, diminuindo afastamentos por lesões e ferimentos e prejuízos financeiros.
Ainda falando sobre segurança, é importante reforçar que, ao contar com com softwares e plataformas para melhor execução da segurança do trabalho, a empresa passa a organizar melhor o seu fluxo de dados e informações, reduzindo tempo utilizado para a preparação de relatórios, acelerando a antecipação dos riscos e a instalação de boas práticas de segurança do trabalho. Esse é só um dos benefícios de investir em tecnologia na segurança do trabalho, confira outros pontos positivos dessa prática.
- Produtividade
Ao perceber que pertencem a uma empresa que investe em oferecer um ambiente seguro, que não mede esforços para estar em conformidade com os padrões de segurança, os colaboradores têm um considerável aumento em satisfação, o que gera resultados bem positivos na produtividade. - Boa reputação
Essa postura da empresa é também vista como fator decisivo junto ao público, que em meio a uma grande quantidade de ofertas, tende a se identificar e consumir produtos e serviços de empresas com boa reputação e atenção à qualidade de vida e bem-estar de seus integrantes. - Evita multas e outras penalidades
Ferramentas tecnológicas como sistemas de gestão e monitoramento de riscos ocupacionais geram relatórios sobre a saúde dos colaboradores e da empresa como um todo, seguindo de forma rápida e eficiente as exigências regulamentadas pelo Ministério do Trabalho. Usando as ferramentas certas, você preserva seus colaboradores e evita penalidades financeiras, legais e administrativas por não cumprir as Normas Regulamentadoras (NRs) que podem chegar a mais de 5 mil reais, dependendo do tipo de infração e da quantidade de funcionários. - Antecipação dos riscos
Utilizando sistemas de controle de riscos, a sua empresa vai conseguir prever riscos a partir da avaliação de cada atividade, observando a possibilidade de acidentes ou situações perigosas para os colaboradores. Com essas informações bem estudadas e catalogadas, as informações poderão ser consultadas a qualquer momento, facilitando as tomadas de decisão dos profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho e a realização de cada trabalho.
Não para por aí. A cada dia, novas ferramentas e vantagens surgem para fazer com que o seu negócio torne-se ainda mais ágil, assertivo e seguro para todos os envolvidos. Conte com a nossa excelente assessoria para estar sempre a par do mercado e das inovações que garantem o melhor para os seus colaboradores e clientes.
Tags