O início de ano, visto pela grande maioria de nós como o início de um novo ciclo, é sempre um excelente momento para colocar nosso tempo e energia em mudanças, novos hábitos e novos objetivos. E é pensando nisso que o janeiro branco chega para reforçar: é tempo de começar também a pensar na nossa saúde mental, emocional, tão importante para que todos os outros pontos da nossa vida progridam. Em uma vida cada vez mais cercada de estímulos e cobranças como a nossa, fruto de uma conectividade intensa, é mais que necessário inserir na nossa rotina momentos de refúgio, de autocuidado, de bem estar. Alguns hábitos simples são certeiros para lidar com a ansiedade que parece estar cada vez mais presente e crescente, e para nos manter longe de problemas sérios como o burnout, o esgotamento de energia que vem afastando cada vez mais trabalhadores.

Faça pausas para respirar.

Em 1 minuto, com o seu foco todo na respiração, inspirando e expirando profundamente, a sua mente relaxa e te faz reiniciar as atividades em seguida com mais energia e tranquilidade. Tente fazer isso algumas vezes ao longo do seu dia.

Priorize o seu sono.

Um sono tranquilo é essencial não só porque traz descanso, mas também porque é nesse momento que o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Faça dele a sua prioridade e realize sempre o que chamamos de “higiene do sono”, evitando alimentos ou estímulos fortes (como trabalho, telas em geral, etc) algumas horas antes de dormir para que ele seja o mais tranquilo possível. Caso você continue enfrentando problemas para dormir, procure ajuda especializada de um psicólogo ou psiquiatra.

Evite as telas e notificações ao acordar.

Ao acordar, respeite o período de despertar do seu corpo. Faça suas atividades com calma, uma de cada vez, evitando as telas e notificações enquanto você se organiza para iniciar o dia.

Defina bem seus horários e limites e, mais importante: respeite-os.

Tornar claros, junto a empresa e a você mesmo, os horários de trabalho e descanso, são essenciais para uma rotina menos cansativa. Mas lembre-se: durante o horário de trabalho, desligue-se das tarefas pessoais, elas terão o tempo delas, lembre-se que você mesmo o definiu. E durante o tempo voltado para o seu pessoal, responder uma notificação ou mensagem de trabalho não é uma opção. Por mais simples que pareçam, pequenas interrupções minam a nossa energia e atrapalham gravemente a nossa produtividade. Respeite seus limites.

Não subestime o descanso.

Classificar o descanso como perda de tempo é o mesmo que acreditar que somos máquinas e não humanos. Uma pausa para descansar, conversar, tomar um café, ver algo fora do escopo do trabalho, etc, é essencial para não chegar aos nossos limites de energia, tanto física quanto mental e traz benefícios comprovados à nossa produtividade.

Encontre um novo hobbie.

Ler, pintar, cozinhar, cuidar de algumas plantas, etc: atividades fora do nosso campo de atuação são excelentes formas de ocupar as mãos, fazendo com que elas fiquem longe do celular um pouco, e descansar a mente.

Aposte no equilíbrio.

Na alimentação, nos exercícios físicos, nas atividades sociais: descubra seus limites e, mesmo que esteja disposto a desafiá-los diariamente, respeite-os. Dessa forma você chega ao equilíbrio essencial para se sentir sempre bem consigo mesmo.

Seja gentil, principalmente com você mesmo.

Estamos em um momento difícil. Mesmo depois de quase 2 anos de pandemia, novas variantes e ameaças continuam surgindo, planos continuam sendo desfeitos. Estamos todos lidando com um mar de incertezas que nos fragiliza e nos desafia todos os dias. Pense nisso antes de cobrar o melhor desempenho possível da sua equipe e de você mesmo. Alguns dias conseguiremos nos doar ao máximo, em outros não. Isso é normal. Compreenda e receba isso com bons olhos.

Procure ajuda, sempre que achar que precisa.

Se você sente que algo está errado, que não está conseguindo lidar bem com fatos e sentimentos, procure ajuda especializada. Um psiquiatra é um excelente aliado para cuidar da sua saúde mental, exatamente como um cardiologista é peça fundamental para acompanhar o seu coração, por exemplo, com a diferença de que esse último caso não é tão estigmatizado.

Conte com a Proteus para a auxiliar você e a sua empresa em cada um desses e de outros passos em busca do equilíbrio da mente e, consequentemente, do corpo.