Dr. Vinícius Teixeira
Fisioterapeuta, Mestre em Saúde da Família


FISIOTERAPIA

A Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional e da cinesia patológica de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

Fisioterapeuta é o profissional de saúde com formação acadêmica superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), à prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para a alta do serviço.

Objetivos:

. Reabilitação de funções motoras;
. Diminuição da dor;
. Diminuição de processos inflamatórios;
. Reorganização das desordens neuromusculares, articulares;


ACUPUNTURA

A Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que vem se desenvolvendo a pelo menos 3.000 anos AC no Oriente, sendo usada com finalidades preventivas e terapêuticas há vários milênios. As agulhas de pedra e de espinha de peixe foram utilizadas na China durante este período. O uso dos instrumentais utilizados pela Acupuntura Clássica, sem estar associado a uma base filosófica e teórica levará provavelmente a resultados insuficientes.

A Acupuntura Tradicional baseia o tratamento no entendimento tradicional da doença, seleciona os pontos a serem tratados em função das necessidades individuais dos pacientes e, no curso do tratamento.

A técnica de Acupuntura apresenta-se por critérios de diagnósticos diferenciados e com objetivo de tratar o paciente como um todo, consiste na movimentação energética de canais e meridianos buscando o equilíbrio em todos os órgãos e sistemas, a energia que se busca movimentar para encontrar o equilíbrio energético é chamada pela Medicina Tradicional Chinesa de QI (Thi) e é considerada desde a energia ancestral, com característica embrionária, até a formada pela transformação do alimento e do ar, considerada energia adquirida.

Objetivos:

. Equilíbrio do corpo humano;
. Diminuição dos processos inflamatórios;
. Reorganização das estruturas musculares;