O QUE DEVE SER OBSERVADO AO CONTRATAR UMA EMPRESA DE
MEDICINA DO TRABALHO E ENGENHARIA DE SEGURANÇA


Cuidado com empresas que:

►Oferecem resultados de determinados exames em tempo recorde. Alguns exames laboratoriais, tais como, chumbo, ácidos hipúrico, metil hipúrico, mandélico, IFT chagas, ALAU, manganês, zinco protoporfirina, entre outros, necessitam de tempo específico para sua realização, visto que são realizados por técnicas específicas.

►Oferecem raios X padrão OIT, sem a certificação da FUNDACENTRO/SBPT, pois apenas alguns médicos radiologistas são certificados por essas entidades. É possível saber se o médico é certificado através do link: http://www.fundacentro.gov.br/silica-e-silicose/leitura-radiologica.

►Oferecem a emissão de ASOs retroativos. Não é permitido por lei, de acordo com o M.T.E. em sua NR 7, emissão de ASOs com datas anteriores ao dia do exame médico. Tal prática pode implicar em riscos tanto para o colaborador como para a empresa contratante.

►Oferecem a emissão de ASOs sem a presença física do colaborador para realizar os exames. O colaborador deve obrigatoriamente ser examinado por médico, sendo este o responsável pela assinatura do ASO.

►Oferecem preços muito abaixo dos praticados no mercado e facilidades diversas, sempre faça pesquisas antes de contratar os serviços.

►Afirmam ser certificadas por instituições certificadoras de âmbito nacional e internacional. Exija sempre o número do certificado e confira com a certificadora a sua autenticidade. Pesquise também sobre o reconhecimento da empresa certificadora no mercado.


Tais cuidados na hora da escolha da empresa que vai cuidar do seu maior patrimônio, ou seja, seus colaboradores, evitam surpresas indesejadas como autuações, multas indenizatórias, crescimento de índices de absenteísmo, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, ocasionando prejuízos financeiros muitas vezes de altos valores.